Prefeitura implanta serviço de testes rápido de HIV/Sífilis e Hepatite B e C na Atenção Básica

A Secretaria de Saúde de Araçoiaba está implantando o serviço de testes rápido de HIV/Sífilis e Hepatite B e C na Atenção Básica. O objetivo é controlar doenças com a detecção precoce e tratamento imediato.
Três Equipes de Saúde da Família estão oferecendo o serviço (ESF’s III, V e VI), as demais equipes irão aderir ao serviço após a finalização do treinamento das enfermeiras. A meta é que o serviço esteja implantado nas 6 equipes até novembro.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente, o resultado está disponível entre 30 minutos a uma hora. Caso o exame seja positivo, ele fará um exame de sangue (sorologia) para confirmação do resultado. Quando a infecção é comprovada, o paciente recebe a orientação necessária e é encaminhado para um serviço especializado, onde terá o acompanhamento adequado. Se for negativo, o profissional reforça a importância da prevenção.

Quem deve fazer o exame?
Os testes não devem ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento.
O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Outros grupos prioritários são as gestantes e as pessoas com sintomas de Tuberculose.

Todo esse esforço se faz necessário para ampliar o acesso a detecção precoce de doenças, além de reduzir custos com exames laboratoriais.
É a Prefeitura de Araçoiaba cuidando do seu povo.

#MaisSaúdepranossagente
#Otrabalhonãopara